[AMBIÁGUA] SOMA e segue no norte do país
23 Setembro, 2023
23 Setembro, 2023
Adjudicados três novos projetos na área metropolitana do Porto.
Reformulação da descarga da ETAR de Paço de Sousa.
No âmbito deste projeto, prevê-se a alteração da descarga da ETAR com o intuito de minimizar o impacto visual no rio. A conceção da solução para a modificação da descarga foi pensada com o objetivo de
submergir os efluentes tratados no rio e realizar a descarga o mais paralelamente possível ao curso de água, reduzindo assim a formação de espuma. Um aspeto importante a salientar é que, devido à cota máxima de cheia, todas as obras apenas poderão ser realizadas durante o período de estiagem. Será construída uma nova caixa, localizada entre a caixa já existente e o ponto de descarga no rio. Esta caixa será equipada com uma parede defletora com o propósito de diminuir a velocidade do efluente. A caixa será instalada em torno da tubagem existente e, após a conclusão das obras, a tubagem existente será cortada e a parede defletora será construída. Na saída da tubagem já existente, será instalada uma válvula mural.
ETAR de Recarei
Trata-se de uma conceção-construção onde a Ambiágua apresentou uma solução que tem por objetivo tratar eficientemente as águas residuais brutas para um equivalente populacional de 1800 habitantes, que se traduz num caudal médio diário estimado de 270 m3/dia, através de um sistema compacto desenvolvido em contentores marítimos, adaptados para as diferentes fases de tratamento. A instalação foi sobredimensionada e, desta forma, estará preparada para tratar um caudal máximo de diário de 400 m3/dia. Este sistema compacto de tratamento dispõe também de um pequeno edifício, devidamente climatizado, onde estarão acondicionados os equipamentos de arejamento, eletrobombas de poço seco, todo sistema de reutilização de água tratada e o quadro elétrico. Na ETAR projetada, o princípio de funcionamento adotado corresponde ao tratamento biológico por sistemas de lamas ativadas de alta carga, em regime de arejamento prolongado. Neste contexto, a linha de tratamento da fase líquida será efetuada com recurso a um reator biológico do tipo MBR.
Reformulação das ETAR’s de Santa Cruz do Douro e Frende.
ETAR de Santa Cruz do Douro
O módulo de tratamento compacto de Santa Cruz do Douro excedeu a sua capacidade de tratamento e devido a esta situação, torna-se necessário aumentar a capacidade deste subsistema. Assim, pretende -se substituir este módulo de tratamento pelo módulo de tratamento compacto de Sobreira, que apresenta maior capacidade de tratamento (500 hab. Eq.).
ETAR de Frende
A ETAR de Frende, que atualmente apresenta uma capacidade de tratamento para 200 habitantes equivalentes, encontra-se perto de exceder a sua capacidade de tratamento o que conjuntamente com a previsão de novas ligações da rede em baixa determina a necessidade de aumentar a capacidade instalada de tratamento. O módulo de tratamento proveniente de Santa Cruz do Douro será relocalizado e irá formar uma segunda linha de tratamento da ETAR de Frende.