Ação Solidária - Leprosaria da Funda [Miguel Fortes]
22 Dezembro, 2022
22 Dezembro, 2022
A ideia de ajudarmos a Leprosaria da Funda, no município do Cacuaco em Luanda, que por sinal é a única existente em Angola, surgiu de uma conversa com o colega Anacleto Asdrúbal do Departamento de Medicina Ocupacional da AngolACA, onde o colega pretendia começar a preparação da 2ª atividade de doação de sangue na empresa.
Sugeri então ao colega que em vez de realizarmos outra atividade de doação de sangue, podíamos fazer uma atividade diferente, com objetivo de ajudarmos uma determinada comunidade dentro da nossa zona de jurisdição atendendo à responsabilidade social que a empresa tem. O colega gostou da ideia, e no mesmo dia partilhamos a ideia com mais dois colegas, estes por sua vez também gostaram da ideia, de seguida partilhamos com mais colegas e tivemos novamente um feedback positivo e então ganhamos forças para avançar.
Criamos um grupo no Teams, e formamos uma equipa de trabalho de 6 colegas onde começamos a amadurecer a ideia, e cada um dava a sua sugestão para a materialização da atividade. Definimos que iriamos ajudar a Leprosaria da Funda. Fizemos uma visita à instituição para perceber quais eram as suas principais dificuldades e de que forma poderíamos ser úteis, e então constatamos que a falta de alimentos era a principal dificuldade que se vivia na Leprosaria.
Foi então que nos propusemos que cada um dos membros iria contribuir com um valor de 10.000 AKZ, na mesma senda contactamos outros colegas que também aderiram à causa, em particular a Engª Sofia Almeida da AmbiÁfrica, que muito nos ajudou na divulgação da atividade pelas províncias e não só. Havia necessidade de termos autorização da empresa para realização da atividade, foi então que contactamos a Direção de Recursos Humanos, na pessoa do Dr. Sérgio Peixoto, que recebeu com agrado a iniciativa, tendo incentivado a criação de um projeto para apresentação à Administração da Empresa, que foi prontamente aprovado, e recebemos o apoio necessário para materialização da ação solidária, que culminou com a entrega dos bens no dia 12 de novembro de 2022, tendo sido assim entregues várias dezenas de quilos de comida, produtos de limpeza e roupa.