Como o tempo “voa”… Parabéns AmbiÁfrica pelo 12º aniversário! [Sofia Almeida]
20 Maio, 2022
20 Maio, 2022
A AmbiÁfrica foi constituída em 2010. Passo a passo é hoje uma referência no sector ambiental atuando nas áreas da Água e dos Resíduos, seguindo os valores Competência, Ambição, Integridade e Compromisso com vista à satisfação dos seus clientes e parceiros de negócio.
Começamos com o programa “Água para Todos”, investimento do Banco Mundial para a disponibilização de água potável à população rural. Desde 2012 que construímos pequenos sistemas de água entre as províncias de Uíge e Cunene. Destacamos algumas obras que consideramos de maior importância local, para dotar as populações das necessidades básicas de abastecimento de água, e das obras no âmbito do PAI - Programa de Ação Imediata de combate à calamidade social, o caso da Província do Cunene, onde reabilitamos e construímos 30 pontos água nas localidades da Cahama e Cuvelai; Província da Huíla - construção de 4 ETA’s nas localidades de Quipungo, Quihita, Dongo e Castanheira de Pêra; e na província do Uíge – construção de 3 ETA´s nas localidades de Cauenda, Culo e Lukunga. Projectos indispensáveis para a saúde e bem-estar da população.
No âmbito destes projetos realizaram-se diversas campanhas de sensibilização/consciencialização para a importância da água e para o seu uso eficiente e racional, uma vez que a escassez deste recurso é um facto.
Dada a elevada competência técnica demonstrada surge a primeira obra de construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) na província da Huíla, cidade do Lubango em Nossa Sra do Monte com uma captação totalmente feita por furos artesianos de grande diâmetro, tendo-se conseguido um caudal de 400 m3/h. Este sistema terá a capacidade para abastecer cerca de 60.000 a 70.000 habitantes, podemos considerá-la com um marco no percurso da AmbiÁfrica. Com uma forte atividade na área dos sistemas de abastecimento de água, surge a necessidade de se fazerem análises à água para apoio ao tratamento a instalar e com esse propósito criamos em Benguela o primeiro laboratório de análises de água, e em 2014 dada a elevada procura destes serviços abriu-se um laboratório no Bengo onde realizamos cerca de 65 parâmetros (microbiológicos e físico-químicos) para as diferentes matrizes usando métodos expeditos, inovadores, sensíveis e amigos do ambiente.
Fomos ultrapassando dificuldades e continuamos a crescer neste sector, integramos diversos quadros angolanos sempre com o espírito que nos caracteriza - trabalho em equipa e cooperação. Desenvolvemos hard e soft skills necessárias a um crescimento sustentável.
Nos últimos 5 anos ganhamos obras de maior dimensão quer para a construção de ETA’s quer de ETAR’s (Estação de tratamento de águas residuais) integradas nos programas habitacionais existentes em várias províncias, nomeadamente em Uíge - ETA e ETAR da centralidade de Quilomoço onde os principais desafios foram efetuar a captação no rio Loge com um caudal de 290m3/h e o transporte de água a uma altura de 204m, por uma conduta adutora com a extensão de 12,5km; em Huambo - ETA, ETAR e infraestruturas elétricas da centralidade de Caala; em Benguela - ETA’s de Balombo e Bocoio; em Moxico - abastecimento de água, ETAR, infraestruturas e instalações elétricas da centralidade de Luena.
Estas apostas permitiram-nos consolidar o know-how na concepção, construção e exploração de sistemas, que hoje fazem parte do core business da empresa.
Atuamos durante 10 anos na recolha indiferenciada de resíduos urbanos com deposição directa em aterro. Tivemos contratos nas províncias de Benguela e do Bié, onde limpávamos as cidades de Benguela e Lobito e Bié, respectivamente. Os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) continuam a ser um dos grandes problemas da sociedade contemporânea, pois os lixos são produzidos em elevadas quantidades e o destino final na maior parte das províncias de Angola continuam a ser as lixeiras a céu aberto. Nesta altura a AmbiÁfrica chegou a empregar perto de 2000 trabalhadores, mas a crise económica que se fez sentir em 2016 fez com que os contratos não fossem renovados. Continuamos a trabalhar com instituições privadas, mas sempre na expectativa de continuar a servir a população de forma mais directa.
Instalamos ecopontos ao longo das praias de Benguela (projeto pioneiro em Angola) e desenvolvemos cerca de 30 ações de sensibilização junto da população mais jovem. Ao lado dos ecopontos, os colaboradores desta área de negócio explicaram como fazer a correta separação de resíduos.
Criamos outdoors com o tema “Cidade Limpa” onde frases simples associadas a imagens elucidativas tinham um carácter educativo muito significativo para a população em geral.
Muitos foram os colaboradores que fazem/fizeram parte desta empresa sem eles nada seria possível. Constituímos uma equipa coesa, determinada e com garra para abraçar cada projeto que nos é/foi proposto. Reinventamo-nos nas adversidades.
Ao fim de doze anos, a AmbiÁfrica ganhou prestígio num mercado cada vez mais competitivo. Continuaremos a trabalhar com o mesmo empenho e dedicação que nos são característicos.
Venham muitos mais aniversários e que os possamos festejar juntos!