Segurança no Trabalho – Um dos pilares da sustentabilidade [André Lima, Elsa Fernandes, Leonel Barros & Ricardo Magalhães]

28 Abril, 2022

A segurança e saúde dos trabalhadores são atualmente matérias que suscitam grande mediatismo. Tal facto deve-se ao crescente valor que a sociedade atual dá à vida humana, traduzindo-se em legislação específica que tende a minimizar os riscos no local de trabalho, prevenindo simultaneamente a ocorrência de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Ao longo dos últimos anos, o conceito de sustentabilidade também tem vindo a ganhar relevo. E hoje, é já um dos pilares da nossa atividade, sendo cultivado no Grupo ACA no dia a dia.

O significado de sustentabilidade é muto abrangente. Além das preocupações com o meio ambiente por forma a garantir o equilíbrio do ecossistema e a nossa sobrevivência no planeta, existe a valorização do Capital Humano.

Essa valorização engloba o bem-estar e a segurança dos colaboradores. E, para contribuirmos para o seu bem-estar, não devemos incluir a segurança no trabalho como uma das prioridades do Grupo ACA?

 

André Lima:

Na minha opinião claro que sim. No Grupo ACA, desenvolvemos e fomentamos uma cultura de segurança, promovemos campanhas de prevenção de acidentes e investimos na qualidade de vida dos nossos trabalhadores. É importante conseguirmos envolver todos e demonstrar que cada um é importante e responsável pela sua segurança e próprio bem-estar.

A segurança e saúde no trabalho diz respeito a todos, independentemente da sua categoria profissional ou estatuto. É fundamental os trabalhadores perceberem a importância que têm dentro de cada empresa. No mundo do futebol, os melhores treinadores dizem que os jogadores são o mais importante, o seu trabalho e empenho contribui para o sucesso do treinador e do clube. O mesmo se passa connosco, Técnicos de Segurança. A qualidade do nosso trabalho, além do nosso empenho e dedicação, também depende do contributo de cada trabalhador, todos juntos formamos uma equipa vencedora. 

Creio que o futuro das empresas passará pelo alinhamento da sustentabilidade com a segurança no trabalho. A sustentabilidade passa por criar mecanismos em que todos possam ganhar, estarem felizes e completos no seu trabalho.

Certamente, as empresas ao investir na qualidade de vida dos seus trabalhadores, estão a melhorar a sua produtividade e os seus resultados internos.

Sustentabilidade? Sim, mas com a segurança no trabalho como um dos pilares.

 

Elsa Fernandes:

Atualmente, a gestão de segurança no trabalho e saúde ocupacional, são temáticas consideradas fundamentais para o sucesso da gestão organizacional de uma empresa, uma vez que a cultura de segurança é um produto de valores, de atitudes, de perceções, de competências e de padrões de comportamentos individuais e de grupo, que determinam o compromisso para a gestão da segurança e saúde de uma organização.

O Grupo ACA tem uma cultura de segurança enraizada, caracterizada pela comunicação baseada em confiança, pela perceção da importância da segurança e saúde, e pela convicção na eficácia de medidas preventivas, em que todos os intervenientes no processo construtivo têm influência, no qual a preocupação pela segurança e saúde, começa bem a montante da fase de construção, uma vez que estes conceitos requerem uma abordagem preventiva e não reativa, visto que atualmente os índices de sinistralidade laboral continuam a ser um fator de preocupação a nível global.

Há que reportar, que os acidentes e as doenças profissionais trazem, também, um impacto negativo sobre a produtividade, a competitividade e a imagem das empresas, bem como sobre a subsistência dos trabalhadores e das suas famílias, e pelo exposto, a sustentabilidade entra nesta temática como uma abordagem transversal e global, que contribui para atingir os objetivos de continuidade e equilíbrio no uso e gestão dos recursos, uma vez que este conceito pressupõe um cuidado particular com a defesa dos direitos humanos e da igualdade de oportunidades, onde assenta muito diretamente, numa preocupação permanente com as pessoas e com as suas condições de vida, em vetores como a segurança e a saúde.

 

Leonel Barros:

Sendo o capital humano o principal pilar das empresas, a Segurança no Trabalho tem um papel fundamental na promoção de medidas e na tomada de decisões, que tenham como objetivo valorizar a vida e a saúde de cada colaborador.

Como tal, as empresas estabelecendo como uma das suas prioridades a Segurança no Trabalho, enraizando-a no seio do Grupo ACA estão a promover o bem-estar do seu capital humano, o que garante a sua sustentabilidade a curto, médio e longo prazo.

 

Ricardo Magalhães:

A segurança no trabalho ao longo dos anos tem sofrido uma enorme evolução e é cada vez mais vista como uma prioridade pelas organizações que querem deixar uma marca positiva na sociedade e por esse motivo o Grupo ACA, estando sempre na vanguarda, tem promovido ao longo do tempo, um conjunto de medidas que visam a garantia da saúde, segurança, o bem-estar e o conforto humano no trabalho, de forma melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores.

Ao promover a qualidade de vida, o Grupo ACA impacta não somente a produtividade e os seus resultados, como permite aumentar a motivação, o que auxilia na construção de uma sociedade sustentável, capaz de enfrentar os desafios atuais e futuros da melhor forma possível.

 

BOM PARA O TRABALHADOR! BOM PARA A EMPRESA!


Edificações

  • Espaços Comerciais
  • Hospitalar
  • Indústria
  • Não Residencial
Ver Mais

Vias & Infraestruturas

  • Desportivas
  • Ferroviárias
  • Geotecnia & Fundações Especiais
  • Portos & Requalificação Marítima
Ver Mais

Energia, Águas & Ambiente

  • ETA (Estação de Tratamento de Águas) & Reservatórios
  • ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais)
  • Instalações Elétricas
  • Instalações Mecânicas
Ver Mais

Centros Industriais

  • Central de Betão
  • Central de Misturas Betuminosas
  • Pedreiras & Produção de Agregados
Ver Mais