Um DESAFIO chamado CENTRALIDADE DE LUENA [nilton germano]
01 Fevereiro, 2024
01 Fevereiro, 2024
Sou o Nilton Germano, sou natural da província do Cunene, município de Ombadja. Na procura de uma vida melhor, acabei por me mudar para Luanda à procura de mais e melhores oportunidades.
Formei-me na UniMetro em Engenharia Civil, e tem sido um percurso interessante acompanhar e fazer parte do crescimento e desenvolvimento de Angola.
No final de 2020 ingressei no Grupo ACA, mais precisamente na AngolACA, como Director Adjunto de Obra, para fazer parte do novo projecto Habitacional da Nova Centralidade de Luena no Moxico.
Fui bem recebido e tive uma fácil adaptação, muito devido ao Sr. Renato Abilheira, que foi das pessoas que muito me ajudou, profissionalmente e não só.
Tive o privilégio de ter feito parte de um grupo de profissionais com ampla experiência, em construções de Obras Verticais e Horizontais, bem como em ETAs e ETARs. Com eles aprendi muito em todos os aspectos. Era uma equipa muito unida, com bastante experiência, e que sempre me deram o privilégio de aprender com eles, para um dia eu também poder partilhar as minhas aprendizagens.
Passado algum tempo tive a oportunidade de assumir a Direção de Obra. Tive um frio na barriga porque na altura era muito novo para assumir uma responsabilidade daquela dimensão, mas tive sempre ajuda dos meus colegas que faziam parte da Direção Técnica e não só. Juntos trabalhamos duro e com dedicação, para que conseguíssemos alcançar os objetivos propostos.
A vinda do Eng.º Nicolau Correia foi muito importante para a obra e para o meu crescimento enquanto Diretor de Obra, ajudou-me bastante a perceber mais sobre como gerir uma obra, e sempre esteve por perto quando precisei, mesmo após a sua saída. Mantivemo-nos sempre em comunicação apesar da distância, e foi um enorme prazer ter trabalhado com ele.
Foi uma experiência muito boa, foi um desafio que sempre quis fazer parte, trabalhar com uma equipa de pessoas experientes e poder aprender com eles.
Uma das coisas que mais gosto no meu trabalho, é de ter a oportunidade de trabalhar em equipa, porque a chave para o sucesso de um trabalho em equipa é a íntima cooperação entre os membros da mesma, pois trabalhar bem em equipa significa ter as competências necessárias para equilibrar todos os lados. Trabalho num ambiente agradável, com honestidade e muito empenho. Trabalhar com pessoas e para as pessoas.
O que me tem motivado a continuar, é acreditar que os nossos líderes reconhecem que temos competências e capacidade para crescer e ajudar a empresa a desenvolver e atingir outros patamares. Em suma, dizer que queremos crescer juntos, socialmente e também financeiramente.
Na vida nada é fácil, nada é de graça; tudo exige um sacrifício de tempo, energia, recursos e às vezes de alma. Um desafio duro e constante, o qual, não me permite acomodar-se, mas sim solucionar.
O mundo nos últimos anos tem nos ensinado que as coisas mudam de uma hora para outra, por isso temos de estar sempre preparado para as possíveis mudanças e adaptando-se as mesmas.